domingo, 15 de abril de 2012

Reminiscências...

Sou do tempo em que comprava livro usado e passava a borracha para usar cuidadosamente e vendê-lo no ano seguinte. Então, na minha casa não tinha livros, só me lembro de uma coleção de enciclopédia, um dicionário e a bíblia, comprados com muito sacrifício.
Desenvolvi  meu desejo de leitura porque tive uma excelente professora de português e uma colega que adorava romances policiais. Foi por intermédio dela que  comecei a ler romances policiais e aprendi a gostar de ler. Não saía da biblioteca municipal; a cada dois dias, estava eu lá retirando um ou dois livros. Lembro-me de ter lido O caso da borboleta Atíria, O escaravelho do diabo, O mistério do cinco estrelas, A moreninha, As três Marias, Ciranda de Pedra, A mão e a luva, Amor de perdição, O primo Basílio, Tonico, Tonico e Carniça e tantos outros. Mas, o que eu gostava mesmo era de ler Stella Carr, Arthur Conan Doyle e  Agatha Christie, desta última me recordo que os livros vinham semanalmente na banca e eu podia comprá-los porque era barato. Quase completei a coleção, e li uns 70 livros dela. Era uma leitura que eu devorava, lia um livro a cada dois dias. Acabei doando meus livros para a biblioteca onde sempre estudei e sou professora desde o início da minha carreira.
Teve um período que eu devorava revistas, lia uma numa tarde: Crescer, Época,  Galileu, Super Interessante... e atualmente não assino mais nada por falta de tempo para ler.
Hoje, leio outros tipos de livros, espíritas, infanto-juvenis - por causa de meus filhos, auto ajuda, educacionais e o que aparecer e eu gostar. O último que comecei a ler, mas ainda não consegui terminar foi Aula Nota Dez, de Doug Lemov, porque estou realmente sem tempo. 


Profa. Eloisa Furlan

3 comentários:

  1. Mãe, o blog do seu grupo está muito bonito. Que bom que você pode comprar vários livros para nós. Quando você era criança, você tinha que buscar os livros na biblioteca. Mas, agora não precisa mais. Então, lembra que você começou a ler o livro do BatPat3? Você ainda não terminou... e eu já estou no sétimo.
    Leonardo.

    ResponderExcluir
  2. Elo, adorei o seu blog e inclusive o seu comentario, pois me fez retornar na epoca em que era crianca. Me lembro da colecao o Tropico, que o pai comprou com o major gosto para nos ajudar com as tarefas. Hoje esta tudo tao facil, tudo tao eletronico e parece que com todas essas facilidades o gosto pela leitura esta se resumindo nas "headlines" de sites de internete. Eu me lembro claramente da sua loucura pelos livros da Agatha Cristie e como foi duro voce se desfazer da colecao. O meu major gosto atualmente e' comprar livros para a Gabi, pois acredito que o gosto pela leitura se inicia desde de cedo.
    Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Elô. Parabéns. Lendo as suas reminiscências, lembre-me da minha época de criança. Também foi difícil para mim, mas consegui ser um vencedor.
    Bjos.
    Val

    ResponderExcluir