quinta-feira, 10 de maio de 2012

Relato Reflexivo



O curso, que teve como objetivo ampliar a formação do professor na leitura e escrita, foi muito enriquecedor, seja pelo conteúdo em si, pela participação nos fóruns ou na construção do blog.
Um curso on-line gera sempre uma inquietação, pois sabemos que muitos não dominam as ferramentas tecnológicas e também pelo fato do aluno fazer o seu próprio horário e então, nesse caso, a turma nunca se encontrar no mesmo instante, o que dificultou, às vezes, as trocas nas discussões.
No entanto, o fórum de discussão é um fator de extrema importância.  As discussões foram muito boas e nos abriram um leque de ideias, cada um com o seu ponto de vista, trazendo conhecimentos, expectativas e vivências que nos fizeram perceber que partilhamos as mesmas angústias. Obviamente, alguns alunos participam mais ativamente que outros, mas ainda assim, acredito que todos aprenderam muitas coisas novas, assim como eu. A integração, de um modo geral, foi boa, apesar de alguns contratempos.
Não encontrei problemas ou dificuldades visto que já realizei alguns cursos on-line e tenho habilidades com o meu amigo inseparável – o computador. No entanto, quando foi proposta a construção do blog fiquei um tanto apreensiva, pois simplesmente, nunca havia feito um, apesar de ser um desejo antigo, mas que não fora colocado em prática por falta de tempo e conhecimento. Outro fato que também contribuiu para esta ansiedade foi que o blog deveria ser em grupo, o que torna mais difícil a sua construção, visto que todos estão longe, separados por uma rede de fios e cada um com suas particularidades, ou seja, tem aqueles que conectam diariamente, tem aqueles que o fazem somente no final de semana e ainda tem aqueles que o fazem nos últimos momentos. Confesso que senti receio de não dar certo. Embora com horário escasso, não desisti, encarei, segui em frente e o produto final foi alcançado.
O curso abordou conceitos importantes como o letramento, a leitura, texto, os gêneros textuais, as capacidades leitoras que devemos dominar e, e o professor deve ser letrado na área em que atua para poder ensinar aos seus alunos. Ser letrado, hoje, inclui saber fazer uso das ferramentas tecnológicas em ambientes digitais interativos para poder trabalhar com os alunos as diferentes abordagens de circulação, compreensão e produção de textos em diferentes gêneros, modalidades e linguagens.
Quanto maior for nosso domínio sobre esses conceitos, maior será a nossa facilidade de compreensão e de produção de textos, portanto, letrar é função e obrigação de todos os professores.
Finalizando, a experiência foi enriquecedora, ficando a expectativa de se colocar em prática o que foi aprendido para sentirmos o reflexo no nosso dia a dia.
Eloisa Furlan

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