O curso, que teve como objetivo ampliar a formação do professor na
leitura e escrita, foi muito enriquecedor, seja pelo conteúdo em si, pela
participação nos fóruns ou na construção do blog.
Um curso on-line gera sempre uma inquietação, pois sabemos que muitos
não dominam as ferramentas tecnológicas e também pelo fato do aluno fazer o seu
próprio horário e então, nesse caso, a turma nunca se encontrar no mesmo
instante, o que dificultou, às vezes, as trocas nas discussões.
No entanto, o fórum de discussão é um fator de extrema importância. As discussões foram muito boas e nos abriram
um leque de ideias, cada um com o seu ponto de vista, trazendo conhecimentos,
expectativas e vivências que nos fizeram perceber que partilhamos as mesmas
angústias. Obviamente, alguns alunos participam mais ativamente que outros, mas
ainda assim, acredito que todos aprenderam muitas coisas novas, assim como eu.
A integração, de um modo geral, foi boa, apesar de alguns contratempos.
Não encontrei problemas ou dificuldades visto que já realizei alguns
cursos on-line e tenho habilidades com o meu amigo inseparável – o computador.
No entanto, quando foi proposta a construção do blog fiquei um tanto
apreensiva, pois simplesmente, nunca havia feito um, apesar de ser um desejo
antigo, mas que não fora colocado em prática por falta de tempo e conhecimento.
Outro fato que também contribuiu para esta ansiedade foi que o blog deveria ser
em grupo, o que torna mais difícil a sua construção, visto que todos estão
longe, separados por uma rede de fios e cada um com suas particularidades, ou
seja, tem aqueles que conectam diariamente, tem aqueles que o fazem somente no
final de semana e ainda tem aqueles que o fazem nos últimos momentos. Confesso
que senti receio de não dar certo. Embora com horário escasso, não desisti,
encarei, segui em frente e o produto final foi alcançado.
O curso abordou conceitos importantes como o letramento, a leitura,
texto, os gêneros textuais, as capacidades leitoras que devemos dominar e, e o
professor deve ser letrado na área em que atua para poder ensinar aos seus
alunos. Ser letrado, hoje, inclui saber fazer uso das ferramentas tecnológicas
em ambientes digitais interativos para poder trabalhar com os alunos as
diferentes abordagens de circulação, compreensão e produção de textos em
diferentes gêneros, modalidades e linguagens.
Quanto maior for nosso domínio sobre esses conceitos, maior será a nossa
facilidade de compreensão e de produção de textos, portanto, letrar é função e obrigação de todos os
professores.
Finalizando, a experiência foi enriquecedora, ficando a expectativa de
se colocar em prática o que foi aprendido para sentirmos o reflexo no nosso dia
a dia.
Eloisa Furlan
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