segunda-feira, 14 de maio de 2012

MINHA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DIGITAL

Minha relação com o contexto digital remonta ao ano de 1996, quando fui designado para o posto de trabalho como Professor Coordenador Pedagógico.
A diretora da escola estabeleceu parceira com uma escola de informática, e entre os acordos, essa empresa ofereceria aos professores cursos. Matriculei-me nessa escola no curso de informática, foi meu primeiro contato com esse recurso tecnológico, o computador. Vale ressaltar que minha classe era composta na sua grande maioria  por adolescentes, éramos somente dois adultos.
Anos depois, em 2005, tive um segundo contato mais profundo com o meio digital, pois enquanto gestor de escola cursei uma Pós-Graduação em Gestão Escolar e Tecnologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Quanto ao presente curso analiso como plenamente satisfatório porque possibilitou-me o conhecimento e a utilização de diversas mídias interativas, contribuindo para minha formação cultural e prática educativa; promoveu a reflexão e o exercício das diferentes capacidades e competências leitoras e de produção de textos e de linguagens que circula na mídia digital (letramento digital), no jornalismo (impresso, digital), na escola (nas diversas áreas do  conhecimento), entre outras; está auxiliando-me na reflexão das práticas de linguagem e de letramento dos alunos do Ensino Fundamental e Médio, fornecendo pistas para que, com a equipe escolar, seja possível propor outras formas de ensino mais acessíveis às práticas contemporâneas.
No que tange as estratégias de aprendizagem do curso, considerei eficazes, os fóruns, café, blog, atividades objetivas e discursivas, entre outras.
Também ressalto os critérios de avaliação, colocados de forma clara, objetiva e qualitativamente através da realização das atividades disponibilizadas no ambiente.
Concluindo o curso auxiliou-me a interagir em contexto digital; a dialogar por meio de ferramentas comunicacionais digitais; a utilizar recursos tecnológicos que possibilitem exercitar a leitura e escrita em contexto digital e ler e escrever, reconhecendo as particularidades do meio digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário